sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Estudo - Isaque e Rebeca







5º Estudo, Gênesis 24:51-67
Tema: O valor da oração na espera, as atitudes e o romantismo de Deus

Depois que o pai e o irmão de Rebeca deixaram que ela fosse mulher de Isaque, eles ainda conversaram mais um pouco, o servo de Abraão presenteou todos daquela família com vasos de prata, vasos de ouro, vestes, e tudo isso por causa desse casamento. É como se isso simbolizasse a recompensa de Deus para com aquela família que soube de uma maneira sábia aceitar os planos de Deus para a sua filha. E todos comemoraram aquele dia, da maneira deles.

Porém, logo pela manhã quando todos acordaram, o servo de Abraão foi falar com a família de Rebeca para pedir para partir, só que Labão e a mãe de Rebeca pediram que ela passasse ainda uns 10 dias com eles, mas aquele servo precisava ir embora e resolveram falar com a maior interessada no assunto, Rebeca.
Então veio a importância da atitude dela. Ela poderia querer passar os 10 dias lá, e só Deus sabe o que iria acontecer, mas quando perguntaram para ela o que ela queria naquele momento, ela não titubeou e disse, eu irei! Rebeca teve a atitude que Deus esperava dela. Deus espera atitudes da nossa parte, não podemos nos acovardar perante dificuldades e tribulações. Precisamos ressaltar a nossa opinião em meio as questões da vida.

E lá se foram, o servo de Abraão e os seus varões, Rebeca e suas moças. Ela foi abençoada ao sair de casa por sua família, e partiram. Então começa o momento mais romântico dessa história toda. Deus é perfeito meus amigos, ele marcou um encontro lindo com Isaque e Rebeca.

A bíblia nos mostra no versículo 63 que enquanto Rebeca vinha pelo caminho, Isaque começou a orar no campo. E o que você tem feito enquanto a pessoa que você espera está a caminho? Orar é o que precisamos fazer galera. Isaque estava orando, crendo que Deus iria trazer a moça separada pra ele, e é isso que temos que fazer. Nós, que cremos em Deus, sabemos que ele tem separado uma pessoa especial para nós, e por isso precisamos descansar nEle, confiar que Ele tem poder para tudo, e tudo isso nós passamos orando.
E a bíblia nos conta que sobre a tarde, ou seja, finalzinho de tarde, aquele clima gostoso, romântico, enquanto Isaque orava, ele levantou os olhos e viu aqueles camelos, e acredito que aquele coração ansioso começou a bater forte ao ver a mulher da sua vida vindo, pois a bíblia nos conta que no mesmo momento em que Isaque olhou para frente e viu Rebeca, ela olhou para ele, tipo: olho no olho... romântico não? Isaque quando viu aquilo foi logo correndo ao encontro deles, e Rebeca perguntou ao servo, quem é aquele varão que vem ao nosso encontro? É ele o homem da tua vida, aquele que você tanto pediu a Deus, aquela pessoa que você esperou a vida inteira.(palavras minhas) E ela se cobriu com o véu.

Deus preparou tudo perfeitamente bem para aqueles dois. E assim é nas nossas vidas. Podemos pensar algumas vezes até que Deus não estar olhando para esse lado das nossas vidas, só que Ele ta preparando algo muito especial, assim como foi com Isaque e Rebeca. Ela se tornou mulher de Isaque, e ele foi consolado por ela depois da morte de sua mãe. Pois Deus tem inúmeros propósitos em uma união conjugal. O que me admira é pensar que existem pessoas ainda hoje em dia que não acreditam nisso. Mas nós, somos privilegiados por sermos românticos cheios de fé, fé que Deus está preparando, e para alguns já preparou a pessoa especial.

Esse foi o último estudo sobre essa união romântica e cheia de propósitos de Deus. Espero que todos tenham se edificado assim como eu.

que Deus nos abençoe

Lucas Alves

2 comentários:

  1. Com certeza me edifiquei Lucas! Foi um estudo maravilhoso, aprendi muitas coisas, e creio que todos também, eu sou muito romântica e tenho pedido a Deus uma pessoa assim como eu, romântico e que me ame com o amor de Deus. Tenho certeza que Deus tem a pessoa perfeita para cada um de nós, e creio que no tempo d'Ele essa pessoa vai chegar, e glorificaremos o nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    Estou sempre orando por você, fique firme, Deus é contigo, vai na tua fé! Beijos Tchauu!

    ResponderExcluir
  2. Own Simone, muuito obrigado mesmo. Eu sempre espero que esteja ajudando vocês assim como me ajudou, sabe? Mas eu preciso de comentários assim, como o seu. Pra ter certeza, e receber forças para seguir em frente.
    Que Deus te abençoe cada vez mais, eu sempre oro por você também.
    Beijos.

    ResponderExcluir