quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Estudo - Isaque e Rebeca




3º Estudo, Gênesis 24:16-27
Tema: Deixe Deus te guiar

E aconteceu que depois do servo de Abraão ter chegado ao poço e começado a orar a Deus, Rebeca, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro. (Foi Deus agindo enquanto ele orava) E na bíblia revela que ela era uma moça muito bonita e virgem. E então as coisas foram começando a se encaixar na cabeça daquele servo. Aquela moça com toda certeza já chamara a atenção dele pela beleza, e quando ele a viu descendo à fonte para pegar água já ficou esperando ela subir para poder ver se ela era a escolhida por Deus, pois o propósito estava de pé. E Deus não nos deixa enganados, meus amigos. Ele jamais vai deixar a sua “benção” passar desapercebida. Primeiro porque eu acredito que Deus guarda uma pessoa pra você, que te agrade também na aparência, ou seja, você vai se encantar logo de cara. Mas eu sei que Deus não vai deixar essa pessoa passar desapercebida porque existem planos na vida dos dois. Então, de todo jeito, você tem que conhecê-la(o), só não me pergunte quando.

Mas o servo criou coragem, correu ao encontro dela e pediu para beber um pouco da água que ela tinha pegado. E rapidamente ela disse: bebe,meu senhor. Acredito que ele ficou pensando, o propósito já está “meio-concluído”, agora falta a parte mais difícil, que é ela se oferecer a dar de beber aos meus camelos. E ficou apreensivo, mas quando ele acabou de beber ela disse: “Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber.” Uma frase, inspirada por Deus, que mudou toda uma história. Mas o servo ainda não cantou vitória, ele foi sábio e ficou esperando, admirado de vê-la. Ele ficou calado, esperando para ver se todos os camelos iriam beber, para então haver a confirmação da parte de Deus.  E Deus confirmou, pois todos os camelos haviam tomado água.


E os dois começam a conversar e ele pergunta sobre a sua parentela e pergunta se tem como eles passarem a noite na sua casa. E ela fala sobre sua parentela e diz que há lugar sim. E então aquele homem se inclinou e adorou ao Senhor, pois Deus o tinha guiado até ali, e não deixou ele se enganar. Como diz o Salmo 37:23 “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho.” Então, por justiça Deus guiou aquele homem, e também por ter um grande plano na união de Isaque e Rebeca.


E assim é conosco, o nosso Deus não nos deixará enganados, mas é claro que para isso acontecer, temos que estar no centro da Sua vontade. Precisamos dar por completa as nossas vidas ao nosso Deus, para que Ele nos guie da maneira que Ele achar melhor. Afinal, todos nós sabemos que os planos de Deus são muito melhores que os nossos. Como os passos daquele servo de Abraão foram confirmados por Deus, assim também serão os teus a partir do momento que tu permitires isso. Pois muitas pessoas fazem da sua vida sentimental o que bem querem, mas não é bem assim. Se você quer que Deus te abençoe em tudo, vai ter que deixar Ele ser Senhor de tudo. E eu tenho certeza que a pessoa certa vai chegar no momento certo.


Não queira caminhar só, deixe o nosso Deus guiar os teus passos. O caminho pode demorar, ser difícil, ser angustiante, ser sofrido, mas a certeza de vitória é o que nos faz ficar de pé. Embora muitas coisas se levantem, nós sabemos que Deus está conosco, e que a vitória um dia chega. Então entrega a tua vida sentimental também ao Senhor, que Ele tem um grande propósito na sua vida, assim como na vida de Isaque e Rebeca, e apenas descanse.


que Deus nos abençoe


Lucas Alves

2 comentários:

  1. Esse estudo é tudo de bom ...\o a profundidade dele é imensa agente tem que parar pra pensar nisso muitas vezes mais são tantas outras "coisas" que nos chama atenção que passam despercebidamente mais graças a DEUS agente vem aki lê e se regozija com essa palavra com esse aprendizado Temos que andar sempre na presença do SENHOR segundo a vontade dELE e seremos muito vitoriosos... Esse estudo é tudo de melhor muito obrigado Lucas por tudo ! DEUS te abençoe Cara !

    ResponderExcluir
  2. É verdade Neto. Com Deus nos guiando a chance de sair do caminho é zero! E com isso, embora venham dúvidas, a certeza da vitória é certa!
    Abraços que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir