quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Estudo - Isaque e Rebeca



  
2º Estudo , Gênesis, 24:5-15

Tema: Não erre a escolha.

Abraão continuou o diálogo com seu servo e o fez jurar que não tiraria seu filho e levaria para lá. Se a moça não quisesse vir, o seu servo estaria livre do juramento, mas de maneira alguma era para levar Isaque para lá. Afinal, Deus já tinha prometido a Abraão que daria essa terra, a qual ele habitava, para a sua semente, e se a moça não quisesse/pudesse vir, não seria da vontade de Deus.

Mas então partiu seu servo com o futuro de tudo o que Abraão tinha, em sua mão. Acredito que esse servo ficou muito nervoso. Era uma escolha muito importante, nada poderia dar errado, só que Abraão já tinha dito que Deus colocaria um Anjo na sua frente para que ele não errasse na escolha.


E quando ele chegou no poço onde as filhas dos varões da cidade pegavam água pela tarde, ele ajoelhou os camelos e foi orar. Orar, meus amigos, é o segredo para não errar a escolha. Vinham muitas moças apanhar água, mas tinha que ser uma especial, escolhida. Talvez, se fosse para outro rapaz, Deus escolheria outra moça e não Rebeca, mas para Isaque, tinha que ser Rebeca. Para você, tem que ser a pessoa que Deus escolheu para você, não adianta você escolher com seus próprios olhos. Seus olhos podem errar, por isso ore a Deus, peça confirmação como fez o servo de Abraão e dizendo a Deus: “Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, dá-me, hoje, bom encontro e faze beneficência ao meu senhor Abraão!” Foi então que ele fez um propósito com Deus, para que Deus confirmasse qual era a moça certa. E disse: aquela que eu pedir água para beber, e ela disser, bebe, e também darei aos teus camelos, esta é a moça que tu preparaste para teu servo Isaque. Pronto, Deus com toda certeza escutou as orações daquele homem, e não deixaria aquele homem se enganar. Estava em jogo muita coisa, coisas que nós nem imaginamos, inclusive esse estudo que estou escrevendo hoje, não existiria se Deus não mostrasse aquele homem a mulher certa para seu servo. Mas Deus ainda responde propósitos e tira dúvidas de crente. Ele não vai te deixar enganado(a)!

E antes que o servo acabasse de orar, Rebeca, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro. Ou seja, Deus começou a agir mesmo sem aquele homem ver. Enquanto ele orava, Deus agia. Agora nós, muitas vezes, reclamamos, murmuramos dizendo que Deus não está nos vendo, não está escutando as nossas orações, e enquanto isso Deus vai trabalhando, movendo céus e terra para te dar vitória. Já ouvi algumas vezes um pregador dizendo que quando Deus quer dar vitória, “Morre gente, se converte gente, se muda gente, mas Deus te dar vitória.” Acredito que ele falava mais coisas, mas só lembro dessas. Mas o que eu quero dizer com isso? Gente, enquanto aquele servo orava, Deus começou a agir, e não importa a dificuldade, Deus já está agindo na sua vida, mesmo sem você perceber. Por isso, não pare de orar, nem quando a vitória chegar.

Faça como o servo de Abraão, não erre a escolha. Antes de escolher, ore, pergunte, peça confirmação, faça propósitos, o que você quiser. Mas sempre busque direcionamento de Deus. Algumas pessoas acham isso um exagero, mas um casamento errado, pode estacionar os planos que Deus tem para você. Já vi, e tenho visto pessoas de perto sofrendo por um relacionamento destruído, um casamento mal estruturado, e se Deus me despertou para falar sobre essas coisas é porque Ele queria tocar nos corações das pessoas, inclusive no seu.  Não erre a escolha.

que Deus nos abençoe.

Lucas Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário