sábado, 3 de setembro de 2011

Estudo - Isaque e Rebeca



1º Estudo, Gênesis 24:1-4  
Tema: Precisamos buscar pessoas como nós, Separadas por Deus.


Abraão, meus amigos, já estava velhinho e diz na bíblia que Deus o tinha abençoado em tudo. Isso de cara mostra o que todos nós já sabíamos: que Abraão sempre foi um servo temente a Deus, cheio de fé, e Deus o recompensou.


Mas como ele já estava perto de morrer, ele chamou seu servo, o mais velho da casa, e que tinha o governo sobre tudo o que Abraão possuía. Ou seja, ele teve muito, mas muito cuidado mesmo ao fazer isto. Abraão não queria que nada desse errado, ele chamou a pessoa mais confiável, mais experiente, e mais capacitada para fazer o que ele iria pedir. Sabe qual era a missão do seu servo? Encontrar uma moça para Isaque se casar. Já viu o tamanho da responsabilidade? E só de imaginar que tem gente que namora, noiva e casa sem questionar a Deus, e depois ta aí sofrendo com um casamento totalmente mal-estruturado. Mas Deus esteve desde o começo esperando você pedir a sua ajuda. Tem gente que acha que Deus não une duas pessoas, mas é isso, também, que eu quero passar através desse estudo. A união de duas pessoas é muito mais complexo do que nós imaginamos. Mas, prossigamos...


Então, o velho Abraão, fez seu servo jurar pelo Senhor, Deus dos céus e Deus da terra, que não tomaria para Isaque mulher das filhas dos cananeus, que era o povo que vivia ao seu redor. Mas Abraão sabia que Deus tinha chamado ele e a todos os seus descendentes parar viver uma vida separada do povo em derredor. Será que você consegue perceber alguma coisa? Amado(a), você é filho(a) do Deus Altíssimo, lavado(a) e purificado(a) pelo Sangue de Jesus, e o Espírito Santo habita dentro de você, e mesmo assim você quer procurar uma pessoa que não seja assim como você? Como Abraão, você foi separado, e tem que procurar uma pessoa que também foi separada por Deus, ou seja, pessoas da sua religião. Entende? Deus tem um povo separado, e esse povo não pode se contaminar. A probabilidade é altíssima de dar errado. Tantos jovens na sua igreja e o inimigo te impulsiona a se apaixonar por uma pessoa de fora da igreja. Os planos de Deus para sua vida podem ser estacionados por causa disso. Um grande homem de Deus, precisa de uma grande mulher de Deus, e a recíproca é verdadeira. Foi assim na vida de Isaque. Ele precisava de uma moça que vivia em um povo separado, que era a terra de Abraão, da parentela de seu pai. Lá, tinha moça ao “nível” de Isaque, que poderia ajudar-lo em todas as áreas da sua vida.  


Portanto, meus amigos, nesses quatro primeiros versículos, podemos perceber Deus falando fortemente que temos que buscar pessoas separadas, de um lugar onde sabemos que de lá sairá uma pessoa separada por Deus, ou seja, sua igreja. Muito embora nas igrejas também existam pessoas que não são tementes a Deus, mas aí é onde entra a sua parte, orar. Se interessou pela pessoa? Vai orar, e pedir direcionamento a Deus. Tenho certeza que Ele irá te direcionar, pois Ele tem grandes planos em nossas vidas, e para nossos planos prosseguirem precisamos de uma pessoa que nos ajude nisso. Deus tem propósitos na vida de duas pessoas que excedem nossos conhecimentos. Lembre-se, não brinque com isso.


que Deus nos abençoe.


Lucas Alves

12 comentários:

  1. Oi Lukinhas, tá bom pode deixar que vô parar de procurar uma pessoa na balada, CALMAAAAAA, brincadeirinha, KKKKKKKK. Te assustei? KKKKKKKK. Balada? Nem sei o que é isso! Mas um sertanejo universitário tranquilo de família pode, não pode? kkkkkkkkk. Quem sabe lá não acho um gatinho, dá uma excessão, meu niver táh chegando vai! kkkkkkkkkkkk. Não quero passar meu niver sozinha, de novo! kkkkkkkkkkk. Tá bom vô parar com isso, senão é capaz de vc pegar um avião e vir aqui em SC me dá um sermão, kkkkkkkkk. Brincadeira mano! Concordo com tudo que falasse, quem crê não se apressa nesse sentido, se apressa na oração perseverante e na fé, isso sim. E quem guarda o coração, no tempo certo, acaba recebendo sua benção. Como foi com Isaque e Rebecca, aliás, amooo essa história! AMEI seu post de hj! Bju, e pode deixar que não vô aprontar não! kkkkkkkk. Fica com Deus, ótimo findi pra vc!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caraaamba, agora lembrei de quando era 7ª série, eu e uns amigo pegamos a bíblia e fomos ler e debater essa história. Que legal! Ela é linda, um ensinamento maravilhoso pra qualquer pessoa que sonha com o 'amor'. Fico sem saber o que falar, já falasse tudo rsrs. Mas, tentando, serve como exemplo pra nós, que possamos ter paciencia e saber esperar o tempo de Deus e escolher a pessoa certa. As vezes temos tanta pressa, e achamos que já está no tempo de receber e ficamos questionando a Deus o porque da demora, e mais tarde nós vemos que Deus estava nos preparando, nos moldando; pois apesar de termos experiencias e tals, sempre tem algo a mais a ser aperfeiçoado pra que quando vc receba sua benção esteja em condições 'perfeitas' pra que possa superar as dificuldades de um relacionamento. E a oração é fundamental em qualquer situação.
    Vixeee, como foi difícil de comentar, kkkkk (Detalhe: já fazem meia hora que escrevo e apago kkkkkk)não saiu como eu queria, mas foi o que consegui.
    Deus continue te ajudando Luquinhas, e te ajude nesse estudo , que com certeza vai nos edificar muuuuuuuito. ;D
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Acho muito bom você fazer um estudo sobre esse assunto. É difícil para nós jovens esperarmos pela vontade de Deus. Logo quando vi o título comecei a rir, pois quando era menor(aliás, até hoje) as pessoas brincavam comigo, perguntando: "Cadê teu Isaque". E até algum tempo atrás eu perguntava a Deus: "Cadê meu Isaque?"
    Mas as coisas são tão complicadas...
    Enfim, que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  4. Mônica, Mônica... RUM! Olha que a passagem pra SC ta baratinha ein... kkkkkkkkkkkkkkkkk Tô brincando também, confio em você. Mas é isso aí Mônica, guardar o coração, ter fé, e perseverar em oração. Assim ganharemos a nossa recompensa. Fique com Deus, muito obrigado por sempre estar por aqui. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nielly, se não saiu como tu queria, se saisse, eu ia pegar e postar como um texto. Porque tu falou uma coisa que eu falo em muitos textos, a parte que você falou em Deus estar nos moldando para um melhor relacionamento futuro.
    Mas é isso aí, o foco desse primeiro estudo foi principalmente procurar pessoas separadas como nós. E não em "terras estranhas"
    que Deus te abençoe Nielly, continue sempre por aqui.
    Beijão, e obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  6. Rebeeeca... KKKKKK E as pessoas brincam dizendo que estão esperando a Rebeca também. Porque essa história é verdadeiramente linda. Com o passar do tempo, e os estudos você vai ver que essa é uma linda história romântica. Continue me ajudando em oração.
    Que Deus te abençoe, um beijo, fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  7. Lucas esse estudo é muito bom.Gostei do seu blog e me tornei seguidor.

    Visite o meu:prcleilsonbarros.blogspot.com

    Que Deus o abençõe.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas vim aqui pra te avisar q ofereci um selinho no meu blog, e em especial para alguns blogs inclusive o seu tá?
    Caso vc ñ saiba meu blog é: http://anossaestrelavaibrilhar.blogspot.com
    Vai lá pegar tá?
    bjs Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
  9. Pr. Cleilson Barros, muito obrigado por se tornar meu seguidor, por comentar no meu blog, e por gostar do estudo. Me tornei seguidor do seu blog também. Que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ester, a quanto tempo. Muito obrigado pelo selo, que Deus te abençoe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas,to ansiosa aguardando o encontro de Rebeca e Izaque,pois Abraaõ não deixa ele ir ao encontro de Rebeca,pede pra ele aguardar,mas ele estava ansioso,isso nos mostra que a ansiedade é comum a todos os jovens,mas a paciência é cultivada pelos mais sábios,e ele fez conforme seu pai queria,e qual não foi a surpresa,que grata surpresa um amor preparado por DEUS é um manjar na terra.

    ResponderExcluir
  12. Pois, é. Chegaremos lá e tenho certeza que também será edificante para as nossas vidas. Deus cuida de nós, inclusive dos nossos relacionamentos.
    Que Deus te abençoe

    ResponderExcluir