sábado, 24 de setembro de 2011

Estudo - Isaque e Rebeca





4º Estudo , Gênesis 24:28-51
Tema: A benção é essencial.

A partir do momento em que o servo de Abraão percebe que Rebeca era a escolhida por Deus para o filho do seu senhor, ele O adorou tirando um peso das costas. Mas ele não tinha tirado todo o peso das costas, faltava algo muito importante, senão o algo mais importante do namoro cristão, faltavam as bênçãos dos pais de Rebeca. Aquele servo jamais iria tirar Rebeca daquele local com suas próprias forças, contra a vontade de seus pais, e do seu irmão. Deus não aprovaria essa atitude.

Quando começamos a ler do versículo 28, podemos observar que Rebeca foi em casa contar tudo para sua família, afinal era algo surpreendente, ela foi pegar água como qualquer outro dia, e de repente aparece um homem dizendo que ela foi escolhida por Deus para ser mulher de um homem que ela nem conhecia, mas foi uma surpresa boa. Acredito (falo por minhas palavras) que ela em si sabia que aquilo não era coisa má, ela acreditava naquele homem, e não sentia nenhum medo. E muitas vezes acontece assim nas nossas vidas. Achamos que está tudo na mesma, nada muda, e no de repente de Deus, algo acontece, você conhece uma pessoa especial, e tudo o que era igual, começa a dar uma reviravolta. É claro que isso depende da vontade de Deus, se Ele quiser fazer assim nas nossas vidas, amém.

E então eles foram na casa dela, e ela começou a contar algumas coisas a família, enquanto isso o homem estava na frente, junto aos camelos. E quando Labão, o irmão de Rebeca, escutou aquela história, e viu as coisas que ele já tinha dado a ela, ele percebera também que era propósito de Deus, e cuidou logo de ir ajudar aquele homem. Foi na frente de casa e chamou ele para entrar, chamando ele de “Bendito do SENHOR”. Labão, provavelmente tinha muito cuidado em sua irmã, como é o normal, mas ele também já percebera que Deus tinha propósitos com aquele negócio, e foi totalmente gentil com ele.

Foram dar de comer àquele servo de Abraão, mas ele disse que não iria comer até que contasse tudo. Daí ele começou a contar tudo o que tinha acontecido. Desde o juramento ao seu senhor, até o momento em que adorou a Deus por Ele ter o guiado em todas as escolhas e atitudes.

Mas é como eu já havia falado, faltava algo essencial para um namoro cristão, faltavam as bênçãos dos pais. E então, depois de ter contado tudo o que tinha passado, aquele servo pediu que eles falassem o que eles achavam, se eles iriam aprovar o casamento. Labão e Betuel, irmão e pai de Rebeca, respectivamente, disseram com uma atitude sábia, não-egoísta, e abençoada por Deus que: “Do SENHOR procedeu este negócio; não podemos falar-te mal ou bem. Eis que Rebeca está diante da tua face; toma-a e vai-te; seja a mulher do filho de teu senhor, como tem dito o SENHOR.” Haja sabedoria, não é mesmo?

Foi uma atitude sábia por eles perceberem o agir de Deus em tudo o que já tinha conhecido, eles tinham a sensibilidade de perceber isso, não foram egoístas querendo a filha só para eles. Embora eles a amassem, pensaram também nos planos de Deus, na felicidade dela, e na felicidade do rapaz que a esperava. E com toda a certeza foram abençoados por Deus por terem abençoado aquela união.

Sei que alguns jovens sofrem em relação a isso, mas há algo que vence qualquer barreira e qualquer obstáculo, a oração. Mas não comece estragando o que Deus tem preparado para você e a pessoa que você gosta. Se você realmente acha que é da vontade dEle que vocês fiquem juntos, ore a Deus e nada de namorar escondido ou ficar. Se vocês realmente se gostam irão esperar o tempo de Deus da maneira que Ele quer. Oração é a chave da vitória.

que Deus nos abençoe

Lucas Alves

4 comentários:

  1. Muito legal esse estudo Lucas! Poxa aprendo mais a cada dia. A benção dos pais é muito importante, porque a união da descendência continua abençoada, quem dera os jovens valorizassem isso, tem algo mais valoroso do que ter a aprovação e bençãos dos nossos pais? Tenho certeza, vale muito a pena esperar, e essa espera se torna mais eficaz com a oração! Na fé!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Simone, a oração nos fortalece e nos mostra o caminho certo a seguir. E a benção dos pais é essencial no namoro Cristão. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Lucas esse estudo é muito lindo visse eu tava aki de saída mais eu precisava muito ler essas palavras a história deles é muito facinante eles realmente tinha um caminho traçado um na vida do outro tudo se encaixa perfeitamente Lindo Lindo... esse estudo tá otimo de verdade uma benção, eu nem tenho mais o q te dizer cara eu amo esse blog sempre tô aki amo as tuas palavras de sabedoria de ensino é tudo lindo...DEUS te abençoe mais e mais e que nossas vidas possam ser cada dia mais edificadas por DEUS através de você meu irmão! Abração ^^

    ResponderExcluir
  4. É sim cara. Eles tinham um caminho traçado, e nós também temos. O intuito principal desse estudo é mostrar que Deus realmente se importa com nossas vidas sentimentais. Muito obrigado pelos elogios, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir