segunda-feira, 9 de julho de 2012

O tolo, o inteligente e o sábio


Não sei vocês, mas eu costumo observar muito as atitudes dos outros, em relação a muitas coisas. Eu observo as escolhas, as atitudes, e as conseqüências que essa pessoa pode sofrer. Você pode até estar me julgando, achando que sou uma pessoa que vive olhando a vida dos outros. Talvez, se você considerar que essa é uma das conseqüências da busca pela sabedoria...

Vocês não devem estar entendendo mais nada, mas eu vou explicar.

Galera, existem três tipos de pessoas em relação à aprendizagem, e provavelmente você já ouviu falar nesses três tipos, que são os tolos, os inteligentes e os sábios. E hoje eu queria lhe mostrar cada tipo, e pedir, ao final, que você se identifique, e se preciso, tente mudar.


O primeiro tipo que eu queria comentar, com o pouco que sei, é o tipo de pessoa tola. A pessoa tola, ela não consegue aprender as coisas de jeito nenhum. Porque nós sabemos que ninguém nasce sabendo de tudo, e ninguém morre sabendo de tudo. Nossa vida é um constante aprendizado e nunca ninguém vai saber de tudo, ou estar certo em tudo. Mas a pessoa tola, é aquela pessoa que embora ela “quebre a cara” constantemente por conseqüência de seus atos, ela jamais aprende a lição. Mas atenção, tolo não é aquele que faz e erra, porque errar é humano, e sim aquele que após já ter se frustrado com algo, repete a mesma tolice, que resulta na mesma decepção. Deus fala sobre a pessoa tola, e não é muito bom, vejam: "O tolo". Como podemos ver, Deus não acha nada bom que o homem seja tolo.

Vamos falar agora da pessoa inteligente. Talvez você esteja achando que inteligência é algo relacionado a estudos, ou coisa do tipo, mas não é isso. A pessoa inteligente é aquela que como o tolo, ela erra, sente o peso das conseqüências de seus atos, mas ela se arrepende, e não erra mais em relação a tal atitude. É aquele tipo de pessoa que erra “quebrando a cara”. Não é muito bom meus amigos, pois a decepção é algo indesejável para qualquer um, dói, machuca, mas graças a Deus que nós ainda aprendemos, e por isso não somos tolos.

Por fim, existem as pessoas sábias. Pessoas estas que são altamente elogiadas pelo criador do universo. Já pensou? Um Deus tão poderoso, tão auto-suficiente, lhe elogiar por suas atitudes? Isso é muito gratificante, até de mais. O sábio é aquela pessoa que aprende observando o erro dos outros. Lembra do começo do texto, onde eu falei que observava as atitudes, as escolhas das outras pessoas? É por isso, eu quero ser sábio. Não seja hipócrita, pois muitas vezes as notícias chegam aos nossos ouvidos, ou até mesmo nossos olhos vêem as atitudes erradas dos outros. Mas o pecado não é observar tais atitudes, o errado é julgar tais pessoas. Não quero dar uma de santo aqui não, embora tenha buscado o ser a todo tempo, eu também erro em relação a isso, pois muitas vezes também falo de outras pessoas, mas eu tenho buscado me calar e apenas observar, pois sábio é aquele que aprende com o erro dos outros. É claro, se o tolo erra e não aprende, o inteligente aprende errando, o sábio vai aprender com esses dois. Quando observo determinadas atitudes é para comprovar que tais atitudes, que com certeza não foram tomadas com o auxílio de Deus, darão errado e eu vou saber que não posso imitá-las, entende?

Então meus amigos, procurem aprender com os erros dos outros, não queiram ser como um tolo que jamais aprende, ou como um inteligente que sofre para aprender. Já chega! Você já errou demais agora é hora de acertar, peça forças a Deus, pois ele diz em Tiago 1:4 “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.” Então a sabedoria é algo dado por Deus, e isso ele faz gratuitamente, não perca tempo, peça-a.

que Deus nos abençoe

Lucas Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário