segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Lidando com o MALAMÉM

“Sofrer” é algo cabível à natureza do ser humano. E por que não dizer do “ser vivente”?! Sim! As vegetações têm seus dias de seca, algumas desenvolvem-se em solos arenosos e rochosos, incontáveis espécies de animais são caçadas, tendo suas famílias destruídas, entre tantos outros fatos percebidos no senso comum. Mas, deixando esse lado ‘irracional’ da natureza de lado, foquemos naquele que foi criado à imagem e semelhança de Deus: o homem.

Se eu perdesse um fio de cabelo a cada vez que visse (ou ouvisse) alguém dizer que “Deus não existe” ou que “Deus abandonou o mundo e é cruel” porque vivemos em tempos apocalípticos, garanto que já estaria, no mínimo, calvo. É um fundamento ANTI-BIBLICO. Acontece que há pessoas, aos montes, que conhecem uma página da Bíblia Sagrada, e acham que detêm o conhecimento de todo o livro. Partindo desse pressuposto secular, vejamos o que é dito nas Sagradas Escrituras no livro de João, capítulo 16 e versículo 33: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. A pergunta é:
ONDE VOCÊ TEM FOCADO SUA VISÃO, DIANTE DE TANTAS TRAGÉDIAS E MAUS ACONTECIMENTOS QUE NOS CERCAM ROTINEIRAMENTE?! De acordo com Corrie ten Boom, “Se você olhar para o mundo, ficará aflito. Se olhar para si, ficará deprimido. Mas, se olhar para Cristo, ficará descansado”.
Essa é a realidade! E devemos encará-la tal como ela é! A felicidade NÃO EXCLUI o sofrimento, porque este é inevitável. A felicidade, na verdade, depende da maneira como vamos sofrer! A forma como enfrentamos o sofrimento é que nos conduz a uma vida mais significativa. Doenças, tragédias, morte de pessoas queridas... Deus se utiliza de tudo isso para nos levar para perto de dele. “Os problemas nos forçam a olhar para Deus e a depender dele em vez de confiar em nós mesmos”, disse Rick Warren.
José foi posto na cadeia por injusta causa, Daniel arremessado na cova dos leões, Jeremias foi lançado num poço de lama, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego jogados numa fornalha em chamas... e Deus permitiu que tudo isso acontecesse, e ao término de cada episódio desses, todos estes homens foram trazidos para mais perto dele. Os problemas vêm para nos testar a fé, e cada um deles é uma oportunidade para edificarmos o nosso caráter cristão. Se devemos ser iguais a Cristo, então devemos passar por tudo que ele passou, incluindo aflições, perseguições, momentos de solidão, etc.
Para concluir, NUNCA desista na caminhada da vida. Atente para as coisas que são de cima, do alto, do Senhor, e não para a tribulação terrena. Lembre-se do que é dito em Romanos 8.38: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”. Ou seja: apesar de persistente, a provação não é eterna, o descanso sim! Basta sermos fiéis e entregarmos nossas vidas a Deus, nos consagrando e fazendo sua vontade, dando glórias a Ele por tudo e não nos corrompendo com os manjares do mundo. Se quiser permanecer de pés em frente à provação, ORE. Essa é a arma do crente. Nada substitui o valor da oração de um crente fiel e temente ao Senhor. Ainda que fraco, ele permanece de pé! Assim como sugere a oração do Pai Nosso, continue pedindo firmemente a Deus: “Livrai-me do MAL, AMÉM.”


Fiquem na paz! 

Kevin Haniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário