sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Flame Rob Bell

                      


"[...]  Existem três palavras pelo menos que correspondem ao nosso “amor”. “Raya" a primeira delas, se traduz literalmente como amigo ou companheiro, alguém que lhe faz companhia. Pode até ser traduzido como o termo alma gêmea. As pessoas falam disso o tempo todo. E dizem coisas como: “ela é minha melhor amiga” ou “posso contar tudo para ele”. Estas são expressões de “Raya”. Então vemos que no núcleo da relação entre esses amantes há uma amizade.
Outra palavra hebraica usada para “amor” é “Ahava”. “Ahava” é um afeto profundo, o desejo de estar tanto com alguém, que dói no seu coração. “Ahava” é quando sua mente e seu coração se voltam para o seu amante com tal paixão e intensidade que você não pensa em mais 'nada'. Os amantes afirmam no Cântico dos Cânticos que “Ahava” é forte como a morte, que muitas águas não podem apagar o “Ahava”. “Ahava” é o amor da determinação. Muito mais profundo que sentimentos românticos fugazes. Muito mais que anseios temporários. “Ahava” é tomar a decisão de unir a sua vida à de outro. Essa é uma emoção que leva ao compromisso, que o leva a unir a sua vida `a vida de outra pessoa. “Ahava” é o que faz tudo perdurar.

Há uma terceira palavra hebraica para amor no Cântico dos Cânticos: a palavra “Dod”“Dod” é o elemento físico e sexual de um relacionamento.

Então temos a nossa chama de “Raya”.
Temos a nossa chama de “Ahava”.
E temos a nossa chama de “Dod”.

E no encontro do homem e da mulher, todas essas chamas são combinadas. Jesus fala dessa ideia de seres se encontrando. Ele usa o termo “uma só carne” para descrever essa conexão entre um homem e uma mulher. Mas essa carne é muito mais que um ato físico: é a emoção, são os corações, são as mentes e experiências. É a mistura das almas.
Então essa reunião física torna-se uma imagem de uma profunda realidade espiritual.
Jesus nos ensina que o sexo é um ato espiritual, e que algo tão lindo, algo tão poderoso, destina-se a perdurar para sempre.
Sabe, uma chama queimando solitária nunca será tão quente quanto todas as chamas juntas


E agora: que você honre a maneira como Deus o criou. Que você tenha um respeito profundo pelo fato de ser um ente profundamente espiritual e misterioso, e que o amor é no fundo algo extremamente espiritual. Que você descubra que as três chamas foram feitas para queimar juntas. E que você descubra…
A CHAMA MAIOR.


Via: http://www.vidanapalavra.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário