quinta-feira, 28 de junho de 2012

Cotidiano


A falta do mamão no café da manhã e a doença do vizinho. A celulite e a camada de ôzonio... tudo é capaz de nos tirar uma noite de sono. Mas esse sofrimento resolve a nossa vida? Não! Muito melhor é desprogramar a preocupação. Para não acabar a vida dizendo: (...)


(...)"Se pudesse viver novamente a minha vida
Trataria de cometer mais erros
Não tentaria ser tão perfeita, relaxaria mais.
Seria mais boba do que tenho sido, levaria poucas coisas com seriedade.
Seria menos higiênica. Correria mais riscos.
Viajaria mais. Contemplaria mais entardeceres.
Subiria mais montanhas e nadaria mais rios..."

A escritora Naldine Stair tinha 85 anos quando escreveu esse poema. Um testamento, pois estava à beira da morte, seus versos falam de uma segunda chance na vida. E nessa segunda chance, como diz ela, poderíamos levar as coisas com menos seriedade e relaxar mais. Porque gastarmos 2 minutos, se 1 segundo de perturbação já seria demais, com o fato do tapete estar com a ponta enrugada?
 Porque acordamos ansiosas, pensando se vai dar tempo de realizar as dezenas atividades programadas. Se só saberemos ao final do dia?
Vivemos todos os dias as mesmas ansiedades. Não devemos levar o poema ao “pé” da letra, mas a sua essência deve ser considerada... viva o presente, e não o futuro. Faça tudo da forma mais simples, e aproveite cada momento da sua vida. Não teremos uma segunda chance, faça a vida valer a pena.



Shalom!


Um comentário:

  1. Já tava com saudade de ler teus textos Hugo!
    Gosto muito desse poema. Vivemos em tempo de ansiedade, sempre preocupados e muitas vezes não aproveitamos o que Deus tem nos proporcionado a cada dia.
    O Salmo 118 verso 24 nos diz: "Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele."
    Que possamos guardar essa palavra, como tantas outras que temos no livro da vida nesse mesmo sentido e aproveitar as maravilhas que Deus nos concede a cada dia.
    Beijo grande,
    Shalom!

    ResponderExcluir