quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vivamos o Carnaval todos os dias.

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Gálatas 5:13
 Hoje eu quero glorificar o carnaval, quero exalta-lo, quero trazê-lo de volta as origens. 
Muitos de nós nem imaginamos que carnaval é uma festa Religiosa introduzida no calendário Cristão pela igreja católica. O carnaval é uma festa Cristã, ou deveria ser, ou foi. Carnaval é uma palavra que deriva da expressão latim "carne vale" que traz a idéia de levar a carne a Deus. Ou seja, Carnaval é o oposto do que se ver hoje. Nos dias atuais é sinônimo de: festa da carne, da “pegação”, da prostituição regulamentada. Tudo é permitido menos proibir.

Ao passo que a ideia original é de sacrificarmos a carne em preparação para um período de santificação. Período esse de 40 dias conhecido como quaresma, durante o qual se praticava a abstinência de carne, de sexo, de todos os prazeres da carne visando uma maior purificação/santificação a fim de vivenciar a maior festa Cristã, a páscoa. Por isso os três dias de “carne vale” era um período de pré-preparação. Onde as pessoas começariam a se conscientizar da necessidade de purificação, da preparação da carne, do corpo para adorar a Deus com seus sacrifícios. (...)



(...)É bem verdade que todo esse ritual, que mais nos lembra da dureza da lei, não nos acrescenta em nada, e não é isso que eu quero que fique. Mas que a essência das nossas intenções deve caminhar no mesmo sentido do "carne vale": purificação e dedicação de vida a Deus. Esse deve ser nosso objetivo nesses cinco dias e em toda nossa vida. Vivamos o carne vale durante “CARNEVAL” do mundo!
E permaneçamos na luta diária da santificação e purificação da nossa carne, alma e espírito!

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Gálatas 5:13-18”

Bom Carne Vale!

Shalom! :)

Frase da Semana: Você que está na expectativa de pular o CARNAVAL, não esqueça de levar a máscara que você usa na igreja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário