terça-feira, 28 de maio de 2013

A maturidade e o namoro

Entrar em um relacionamento sério, hoje em dia, é muito complicado, porque a maioria das pessoas não está procurando um relacionamento desses, elas querem apenas “curtição”, e a “curtição” está diretamente ligada ao pecado. Esse estilo de vida – se é que podemos chamar assim – visa apenas satisfazer os desejos carnais sem qualquer compromisso; sim, satisfazer os desejos carnais não é pecado, mas quando satisfeitos dentro do padrão bíblico. Um exemplo claro e simples seria o sexo que, antes do casamento é errado, mas depois é correto. E por a sociedade estar desse jeito, se torna mais difícil encontrar alguém sério pra se namorar e casar.

Quando falamos em relacionamento sério, é preciso lembrar que este não existe sem uma maturidade da parte dos dois. Em geral a maturidade está ligada à idade, mas também não é difícil de encontrar pessoas com idade avançada com pouca maturidade, e o contrário também, pessoas com pouca idade, entretanto, maduras.


O namoro cristão só se deve acontecer quando os dois forem maduros o suficiente para se assumir um relacionamento deste nível. E a maturidade deve ser mental, física, e espiritual. Assim, as chances de ser um namoro abençoado serão maiores. Contudo, quando um dos dois não está maduro o suficiente para um namoro mas mesmo assim resolve namorar, as coisas podem se complicar. A imaturidade desta pessoa pode levar o casal a intermináveis discussões onde os dois saem perdendo.

Quando os dois são imaturos, não é necessário nem se comentar as chances que esse namoro tem de dar errado. É possível dar certo? Sim, claro! Mas as chances são mínimas. Os pais têm que estar mais presentes neste namoro do que estaria se eles fossem mais maduros. O casal precisará ter mais paciência um com o outro e se aturarem até os dois amadurecerem; ou seja, é melhor pedir maturidade a Deus, antes de começar qualquer relacionamento.

É aí que entra a obediência ao Senhor. Muitas vezes nós achamos que já somos maduros o suficiente para começar a namorar, mas Deus percebe que não. As pessoas que obedecem a Deus e colocam sua vida sentimental nas Suas mãos, só irão namorar no momento certo, com a pessoa certa. Mesmo sem elas perceberem, relacionamentos não desejados por Deus vão ficando pra trás, e cada dia a pessoa certa se aproxima. As pessoas que não obedecem, acabam namorando antes do tempo muitas vezes perdendo tempo e até a virgindade – o que não quer dizer que serão assim para sempre – pois o Deus da misericórdia estará sempre disposto a perdoar e endireitar o caminho torto. Se essas pessoas se arrependerem, com certeza Deus dará a pessoa que ele já tinha preparado antes, e ficarão apenas as experiências, e lembranças que não são nada boas.

Por mais que seja difícil encontrar alguém para ter um bom relacionamento, o povo de Deus sabe onde procurar e a quem pedir. Se você ora, espera e faz sua parte, no momento em que você estiver mentalmente, fisicamente, e espiritualmente maduro para um namoro cristão, o Senhor te dará um.

que Deus nos abençoe


Lucas Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário