terça-feira, 25 de outubro de 2011

Influencie, não seja influenciável

Eu sou uma pessoa muito pensativa, e vez por outra paro do nada e fico pensando em determinados assuntos. E o ideal é que paremos para pensar em assuntos de Deus, pois esses nos edificam. Nesses meus pensamentos estive observando que a maioria das pessoas quando estão com o coração cheio, nervoso, triste, feliz, não importa como, elas sempre compartilham com um amigo, ou uma amiga. Mas também existem aquelas pessoas que simplesmente não falam sobre essas coisas, preferem guardar tudo dentro do seu coração. Eu não sei dizer o porquê, talvez seja a personalidade ou talvez não tenha a quem confiar seus sentimentos. Mas eu sei que você tem um amigo que nunca falha, e que está sempre pronto pra te escutar, e o melhor, ele te ajuda. Esse amigo é Jesus Cristo.

Porém é muito importante que tenhamos amigos aqui na terra também, só que é preciso observar que quantidade não é qualidade. É melhor ter um grande amigo, do que muitos que quando você sai de perto ele fala tudo sobre você para que outras pessoas fiquem zombando, por exemplo.

As decepções com amizade são fortes, e causam muitas dores. É difícil quando você tem um amigo, e quando eu falo “amigo”, estou me referindo a os dois gêneros: masculino, e feminino. São os que Deus criou. Pois bem, é muito difícil quando você tem um amigo e ele te troca por outras amizades, ou você descobre que ele(a) nunca foi aquele amigo verdadeiro que você pensava ter. Não sei se isso já aconteceu com você, mas tenha sempre pensamento positivo, você ganhou com essa história toda. Amigos assim não fazem falta, é bom eles bem longe da gente. Claro que você vai perdoá-lo, mas isso não significa que você deve voltar a ter a mesma amizade de antes, a menos que você queira, aí é outra história.

Já vi pessoas conversando sobre amizade com pessoas que não professam a mesma fé que você. E havia uma divergência grande. A minha opinião é que nós devemos influenciar, ao contrário se sermos influenciados, como disse o meu Pastor, Pr. Simas Dias. O que acontece é que muitas vezes crentes fracos na fé não conseguem influenciar e acabam sendo levados pelas conversas torpes e muitas vezes se desviam do caminho do Senhor.

O apóstolo Paulo adverte: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” 1Co 15:33 Então o crente de mente fraca ao invés de falar do amor de Deus, que deu o seu único filho para morrer aqui na terra e nos limpar de todo o pecado nos proporcionando o privilégio de ir morar no céu, ele escuta as más conversações e seus bons costumes vão sendo corrompidos.

É errado ter amizades com pessoas que não são evangélicas? Não! É até importante, é uma forma de você evangelizar, e mostrar com sua vida e suas atitudes o poder do Deus que você serve. E pode ter certeza, se essa pessoa que se diz teu amigo for realmente seu amigo, ele não irá falar palavrões perto de você, não irá conversar torpezas perto de você, pois ele te conhece, e te respeita. Ou pelo menos irá tentar não fazer estas coisas.

Então imagine: se precisamos tomar cuidado com as amizades dentro da nossa própria igreja, que dirá no mundo. Não quero incentivar ninguém a se afastar de amigos não, eu quero com a ajuda do Espírito Santos de Deus, abrir seus olhos para amizades que te ajudam a se edificar em Deus e não te afastar da Luz. Pois será que essas “amizades” que te afastam de Deus, são realmente verdadeiras? Se você ama demais seu amigo, ou sua amiga e não quer perder sua amizade, converse com ele(a) para que ele mude, e pare de ter certas atitudes, brincadeiras ou conversas. Ore por ele(a), evangelize, convide para ir a igreja, e Deus vai fazer a vontade dele.

que Deus nos abençoe

Lucas Alves

2 comentários:

  1. Nossa adorei esse texto, muito verdadeiro. É realmente assim que funciona neste mundo, nós cristão temos que ter um certo cuidado para não sermos influenciados, porque é mais fácil de isso acontecer do que o contrário, então devemos ser o bom perfume de Cristo, e cuidar para guardar a nossa fé. Parabéns, Deus te abençoe abundantemente!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Simone, precisamos propagar o evangelho, e não sermos levados por prazeres que o mundo nos oferece. Guardar a fé é muito importante, como você disse.
    Obrigado pelo comentário, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir