sábado, 26 de novembro de 2011

Perdoe

Perdão é um assunto delicado de se tratar, porque somos humanos, e sendo assim estamos sujeitos a discussões, brigas, contendas... Tudo armado pelo inimigo, nós sabemos, mas que acontece frequentemente.
 

Eu também não estou livre disso. Infelizmente não estou livre de um sentimento tão ruim, que nos atinge quando alguém faz alguma coisa que não gostamos. Mas que Deus nos ajude a perdoar, porque ele não suporta isso. Afinal, o próprio Deus se fez homem, sofreu horrores, mas fez tudo isso para nos perdoar dos nossos pecados. E sem a morte em cruz nós não poderíamos chegar ao céu. Glória, pois, a Ele, amém.
 

E tem uma parábola interessantíssima na palavra de Deus, mais precisamente em Mateus 18:23-35, que Jesus faz uma comparação do reino dos céus com a história de um rei que quis cobrar as dívidas dos seus servos, e tinha um desses servos que lhe devia muito, cerca de 165 mil anos de trabalho, ou seja, totalmente impossível de ser paga. Então o rei mandou vender ele, sua família e tudo o que eles possuíam para que fosse saudada a dívida. Mas o servo implorou pedindo que fosse generoso com ele, e ele tudo pagaria. Só que era totalmente impossível, mas mesmo assim o rei movido de íntima compaixão o soltou e lhe perdoou a dívida. Mas aquele homem não merecia aquele perdão, porque quando ele saiu, encontrou um de seus conservos que lhe devia apenas cem dinheiros, o que não era quase nada. Mas ele pegou no pescoço daquele homem e o sufocava dizendo: paga-me o que me deves.
E o conservo dele fez a mesma coisa que ele fez perante o rei, se ajoelhou e implorou que lhe fosse generoso que ele lhe pagaria tudo, e ele realmente poderia pagar. Mas aquele homem cruel do jeito que era, não quis saber e mandou prendê-lo, tornando impossível aquele homem de lhe pagar o que devia. Mas as pessoas viram aquilo que acontecera e foram rapidamente falar ao rei, e o rei imediatamente mandou chamá-lo e disse-lhe: Servo malvado, que no original está escrito: servo nojento te perdoei toda aquela dívida porque me suplicaste, não devias tu fazer igual a mim? Ter compaixão do teu companheiro como eu tive de ti? E indignado aquele rei o entregou aos atormentadores até que se pagasse tudo o que devia. Ou seja, até morrer.
 

E nessa palavra o Rei é Deus, que já perdoou todas as nossas dívidas, que por sinal são altíssimas, não há trabalho nesse mundo que consiga perdoar os pecados que comentemos. Somos muito falhos, não merecedores do perdão de Cristo, mas ele nos perdoa quando suplicamos, e ele se enche de íntima compaixão. Mas porque quando um irmão te faz algo errado, tu não o perdoas? Você acha realmente que está certo? Mesmo que você não tenha feito nada de errado, ou sei lá, mas o pior Deus já perdoou. O que você tem para perdoar não é nada comparado ao que Deus já fez por você. Não seja taxado como um servo nojento, seja conhecido como um verdadeiro cristão que perdoa como fez o nosso criador.
 

Se você foi ofendido, mesmo que não tenha sido por palavras, perdoe. Não importa o quando isso vá te incomodar, mas faça, e faça de coração porque no final da parábola tem escrito que "Assim vos fará também meu Pai celestial, se DO CORAÇÃO não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas."
 

Perdoe!
 

que Deus nos abençoe
 

Lucas Alves

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto Lucas! O perdão é algo tão delicado de ser tratado e você soube passar a mensagem de forma sábia! Um grande abraço, e tem selinho pra vc lá no meu blog. Fique com o Pai!
    http://meninasih.blogspot.com/2011/11/selinhos.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Simone, tava com saudades dos seus comentários.
    Vou passar lá agora mesmo!
    Beijos.

    ResponderExcluir